Será que Pizarro tem culpa de tudo?

Entre muitas outras coisas, costuma-se dizer que “foram os espanhóis e os missionários católicos que levaram novas doenças ao recém-descoberto continente americano. As vítimas aborígenes não possuíam os anticorpos necessários contra as novas doenças, por exemplo: a tuberculose (bacilo de Koch), etc…”

Mas parece que as coisas não são tão simples. O jornal italiano Il Corriere della Sera (domingo, 28 de abril de 2002, p. 18) informa o seguinte:

“Descoberta: Pizarro e a Tuberculose”

Até agora sempre se havia sustentado que tinham sido os conquistadores espanhóis a introduzir a tuberculose, juntamente com outras doenças infecciosas, no Novo Mundo. Mas uma descoberta recente põe fortemente em dúvida tais afirmações. O profundo estudo médico de uma série de múmias peruanas, efetuado por cientistas da universidade americana de Connecticut, teria de fato encontrado em numerosos sujeitos a presença de processos inflamatórios da coluna vertebral e dos pulmões, típicos da tuberculose. As múmias analisadas foram descobertas em 1996 em algumas grutas próximas à cidade de Chachapoyas, no nordeste do Peru, situada a 2.300 metros de altitude na cadeia andina. Suas idades remontam a entre 500 e 1.000 anos até hoje e são, portanto, seguramente anteriores à chegada e à conquista do império incaico pelas tropas espanholas de Pizarro.-

Fonte: Apologetica.org

Colaborador e Tradutor: A.R., Portugal.